O NUAGRÁRIO

O Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRARIO) vem desde 2006 desenvolvendo atividades de pesquisa, inicialmente, os trabalhos estavam voltados para o entendimento das Comunidades de Fundos de Pasto existentes no município de Oliveira dos Brejinhos no estado da Bahia. Posteriormente, ampliamos as possibilidades do Núcleo estendendo as pesquisas para o entendimento da estrutura fundiária do estado de Alagoas, utilizando para alcançar esse objetivo dos dados disponibilizados pelo IBGE, referentes a estrutura fundiária iniciando os levantamentos de 1940, o  Índice de Gini e a Curva de Lorenz são utilizados para mensuração. Da leitura da concentração da terra e reflexões resultantes, fomos provocados, no bom sentido, a pesquisar sobre para espacialização dos conflitos no campo alagoano e a distribuição dos assentamentos rurais de reforma agrária; trabalhos sobre o agronegócio, em particular, o sucroalcooleiro e seu amargo sabor; tramas e enredos da cidade, do urbano e da relação campo-cidade. Esses temas se conectam e se sobrepostos à realidade encontrada no estado de Alagoas quando analisamos a produção e a organização do espaço, o território, as territorialidades e das dinâmicas territoriais envolvidas no movimento da penetração do capitalismo no campo, a qual se baseia na hegemonia da “pequena política”, lembrando Gramsci, e numa peculiar relação capital-trabalho e no poder no qual ainda perdura das oligárquicas tradicionais.

 

Responsáveis pelo portal:

Prof.a. Dr.a. Cirlene Jeane Santos e Santos.

Prof. Esp. Ricardo Santos de Almeida.

 

Conheça nossos pesquisadores

Coordenado pela Prof.a. Dr.a. Cirlene Jeane Santos e Santos o NUAGRARIO objetiva a participação de estudantes proporcionando a compreensão do espaço geográfico sob um viés crítico e analítico.

Clique aqui para conferir nossos pesquisadores.

Nossas Notícias

Novos materiais acadêmicos de Geografia Agrária já estão disponíveis

28/06/2011 16:47
Por: Ricardo Santos de Almeida.
 
LEADT-UFAL Laboratório de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais Novos materiais acadêmicos de Geografia Agrária já estão disponíveis 2011-06-28 00:19 Acesse já a página de Materiais Acadêmicos (ver menu vermelho) e/ou através do link http://www.nuagrario.com/biblioteca/.
 



Atenciosamente,
Ricardo Santos de Almeida.
Grupo de Estudos Território e Dinâmicas Territoriais.
Laboratório de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (LEADT/IGDEMA/UFAL).

Quarta edição do Enccult acontece em Santana do Ipanema

01/01/2011 20:21

Quarta edição do Enccult acontece em Santana do Ipanema

 

Evento acontece em novembro e é uma parceria com Ufal e Ifal; submissão dos trabalhos segue até 30 de agosto.

Quarta edição do Enccult acontece em Santana do Ipanema

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e instituições parceiras - Ufal e Ifal -, além de demais colaboradores, convidam a comunidade científica e cultural para inscrição de trabalhos para serem apresentados na quarta edição do Encontro Cientifico Cultural de Alagoas (Enccult), na cidade de Santana do Ipanema, de 25 a 29 de novembro de 2014.

O Encontro procurará trazer trabalhos e discussões reflexivas nas áreas de Educação e ensino; Ciências Biológicas, da Saúde e do Ambiente, Ciências Agrárias e Ciências Humanas e Cultura.

O IV Enccult consistirá de palestras, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, mesas redondas e apresentações culturais. Todas as atividades conjuntas durante cinco dias em um ambiente solidário de construção de relações científicas e interpessoais.

1. Regras Gerais para a Submissão das Propostas de Trabalho
Os trabalhos deverão seguir as normas abaixo e modelo de resumo em anexo, que deverão estar dentro das áreas acima citadas. Para seleção dos trabalhos, poderão ser enviados apenas um resumo e abstract conforme o modelo de resumo, para seleção inicial de dois de julho a 31 de agosto de 2014. Após avaliação será dado resultado por email que implicará no envio de resumo expandido pelos autores que tiverem resumo inicial aprovados. Inscrições iniciais de resumo no endereço www.enccult.org.

Entre os dias 26 e 28 de novembro de 2014 ocorrerá a apresentação dos trabalhos selecionados para as modalidades de apresentação oral de trabalhos, papers, que deverá ser escrito em modelo de resumo expandido e enviado para o endereço eletrônico www.enccult.org após resultado de aprovação.

Autores que morem em outros estados distantes (regra não vale para moradores de Sergipe, Bahia, Pernambuco e Paraíba) ou outros países, poderão se inscrever em apresentação digital, e poderá enviar apresentação em vídeo postado no Youtube ou mídia compatibilizada informada na inscrição. Todavia será mantida a necessidade de pagamento de inscrição de todos os autores. Informações de apresentação digitalizada em www.enccult.org.

O período para a submissão de trabalhos através de resumos para o IV Enccult será de 30 de junho a 30 de agosto de 2014.

O processo de submissão de propostas de trabalho será feito integralmente on-line, através do site www.enccult.org e portais linkados. Recomenda-se, no ato da inscrição, a leitura atenta das regras para a submissão dos trabalhos. Poderão ser enviados trabalhos nas seguintes línguas: português, inglês ou espanhol.

As propostas de trabalho deverão, obrigatoriamente, indicar a área temática na qual pretendem inserir-se. Cada proposta poderá ser apresentada para apenas uma área temática. A não indicação da área temática ou a indicação de um mesmo trabalho para duas áreas distintas implicará a rejeição do mesmo.

O participante poderá submeter até duas propostas distintas. Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no evento. Somente poderá participar do evento autores inscritos. As pessoas que não desejam apresentar trabalhos, poderão também se inscrever para participar das demais atividades: palestra, oficinas, mesas redondas etc. contudo terão que fazer inscrição normal.

Somente serão analisados trabalhos que estejam de acordo com as regras estabelecidas, que atendam ao modelo indicado neste edital e que forem submetidos dentro do prazo. Os trabalhos que não apresentarem todas as exigências deste edital serão desconsiderados. Não serão aceitos trabalhos enviados por email, somente através do sistema de inscrição, via site do evento.

Os participantes apresentadores de trabalho também poderão candidatar-se para coordenar ou debater em painel. Somente será aceita a participação de um mesmo participante em uma mesma Área Temática, se o mesmo estiver na condição de debatedor ou coordenador. Cabe ao coordenador de cada área temática definir os coordenadores e debatedores de cada painel.

No ato da submissão do trabalho será solicitado ao responsável pelo preenchimento a inclusão do(s) coautor(es) e sua(s) instituição(ões). Trabalhos feitos em coautoria deverão ser apresentados somente por um do(s) autor(es), assim a presença de pelo menos um dos autores no momento da exposição será suficiente.

Não será admitida a apresentação do trabalho por terceiros. A publicação dos trabalhos nos Anais do evento dependerá da apresentação do mesmo no 4º Enccult. declaração de apresentação de trabalho somente será disponibilizada ao autor que efetivamente apresentar o trabalho. A declaração estará disponível no site do evento, ao término do mesmo.

1.2. Resultado e Envio dos Trabalhos Completos
A data prevista para a divulgação do resultado 30 de setembro de 2014. Os autores serão notificados sobre o resultado da avaliação via e-mail. A lista de trabalhos aceitos será disponibilizada no site do evento. Após o aceite do trabalho, os autores são responsáveis pelo envio do resumo expandido, conforme normas estabelecidas neste edital.

Os trabalhos completos devem ser enviados, impreterivelmente, até 30 de outubro de 2014.

Fonte: http://www.uneal.edu.br/sala-de-imprensa/noticias/quarta-edicao-do-enccult-acontece-em-novembro-em-santana-do-ipanema

<< 3 | 4 | 5 | 6 | 7