O NUAGRÁRIO

O Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRARIO) vem desde 2006 desenvolvendo atividades de pesquisa, inicialmente, os trabalhos estavam voltados para o entendimento das Comunidades de Fundos de Pasto existentes no município de Oliveira dos Brejinhos no estado da Bahia. Posteriormente, ampliamos as possibilidades do Núcleo estendendo as pesquisas para o entendimento da estrutura fundiária do estado de Alagoas, utilizando para alcançar esse objetivo dos dados disponibilizados pelo IBGE, referentes a estrutura fundiária iniciando os levantamentos de 1940, o  Índice de Gini e a Curva de Lorenz são utilizados para mensuração. Da leitura da concentração da terra e reflexões resultantes, fomos provocados, no bom sentido, a pesquisar sobre para espacialização dos conflitos no campo alagoano e a distribuição dos assentamentos rurais de reforma agrária; trabalhos sobre o agronegócio, em particular, o sucroalcooleiro e seu amargo sabor; tramas e enredos da cidade, do urbano e da relação campo-cidade. Esses temas se conectam e se sobrepostos à realidade encontrada no estado de Alagoas quando analisamos a produção e a organização do espaço, o território, as territorialidades e das dinâmicas territoriais envolvidas no movimento da penetração do capitalismo no campo, a qual se baseia na hegemonia da “pequena política”, lembrando Gramsci, e numa peculiar relação capital-trabalho e no poder no qual ainda perdura das oligárquicas tradicionais.

 

Responsáveis pelo portal:

Prof.a. Dr.a. Cirlene Jeane Santos e Santos.

Prof. Esp. Ricardo Santos de Almeida.

 

Conheça nossos pesquisadores

Coordenado pela Prof.a. Dr.a. Cirlene Jeane Santos e Santos o NUAGRARIO objetiva a participação de estudantes proporcionando a compreensão do espaço geográfico sob um viés crítico e analítico.

Clique aqui para conferir nossos pesquisadores.

Nossas Notícias

Defesa da monografia *Repensando o Ensino da Geografia: Diversidade e Cotidiano* reafirma sucesso da disciplina Projetos Integradores ministrada pela Prof.a. Dr.a. Cirlene Jeane Santos e Santos

22/04/2013 20:53

Por: Ricardo Santos de Almeida.

 

Na segunda-feira, dia 22 de abril de 2013, no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA) foi defendida a monografia intitulada "Repensando o Ensino da Geografia: Diversidade e Cotidiano". Sob orientação da Prof.a. Dr.a. Cirlene Jeane Santos e Santos, as orientandas, aprovadas com louvor, Ariane de Almeida Pontes e Jeynne Jennifer Gomes da Silva destacaram ao longo de toda a pesquisa a importância da interação entre educador e aluno no processo educacional e neste devendo considerar os a diversidade dos sujeitos e seus cotidianos. Os membros convidados para a banca de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foram a Prof.a. Msc. Edna Telma Fonseca e Silva Vilar e o Prof. Esp. Sinval Autran Mendes Guimarães Júnior.

Ariane de Almeida Pontes e Jeynne Jennifer Gomes da Silva

Ariane de Almeida Pontes e Jeynne Jennifer Gomes da Silva no momento das considerações dos membros da banca de TCC.

 

A pesquisa desenvolvida inicialmente na disciplina Projetos Integradores VI ministrada em 2009 pela Prof.a. Dr.a. Cirlene Jeane Santos e Santos nas turmas de Geografia Licenciatura ganhou corpo e tornou-se Projeto de Extensão intitulado "O ensino de Geografia e a diversidade dos sujeitos". Da mesma pesquisa surgiu outra monografia intitulada "O ensino de Geografia nas escolas públicas estaduais de Maceió-AL" defendida também em 2013 pelo licenciado em Geografia Cristiano da Silva Rocha.

Jeynne Jennifer Gomes da Silva e Ariane de Almeida Pontes no momento da apresentação de TCC.

 

A monografia objetiva mostrar respostas encontradas para a seguinte investigação: “Até que ponto o ensino de geografia vem abordando as diversidades dos sujeitos e o seu cotidiano nas escolas estaduais de Maceió?”. Existindo outras questões secundárias: Como os alunos de escolas estaduais das 8 regiões administrativas de Maceió utilizam a disciplina de Geografia para fazer uma leitura do espaço em que vivem? De que forma o respeito às diversidades dos sujeitos podem ser trabalhados nas aulas de Geografia de 6º ao 9º ano a partir de recursos midiáticos como reportagens e propagandas?

 

Prof.a. Dr.a. Cirlene Jeane Santos e Santos, presidente da banca de TCC e orientadora da monografia.

 

O trabalho foi apresentado e dividido em três capítulos, o primeiro, "Ensinar e aprender considerando as diversidades dos sujeitos"; o segundo, "Ensinar e aprender considerando o cotidiano"; e o terceiro, "O trabalho com a diversidade dos sujeitos nas aulas de Geografia a partir de recursos midiáticos". Seguindo este enredo visa auxiliar todos os que formam as instituições de ensino na resolução dos desafios de uma educação geográfica que considere a diversidade do sujeito e seu cotidiano.

Prof. Msc. Edna Telma Fonseca e Silva Vilar e Prof. Esp. Sinval Autran Mendes Guimarães Júnior (membros da banca de TCC) no momento das considerações e colaborações feitas pela banca de TCC.

 

Segundo as agora licenciadas em Geografia afirmam que "Algumas das indagações principais foram feitas a respeito da caracterização dos entrevistados, o conceito destes sobre a disciplina de Geografia, a metodologia das aulas de Geografia, a Geografia e o cotidiano dos alunos e o que o aluno entende por diversidade, seu comportamento e impressões pessoais."

Para as licenciadas em Geografia "A pesquisa teve inicio através de leituras bibliográficas, e a partir delas em um segundo momento foi construído o questionário adaptado ao objetivo da referida pesquisa, inicialmente o questionário foi aplicado para teste em 8 escolas da cidade de Maceió/AL, na perspectiva de correção dos eventuais erros, após uma análise crítica se pode reelaborar algumas questões, deixando o instrumento mais claro e condizente com os objetivos da pesquisa." O questionário completo aplicado nas escolas encontra-se em anexo no trabalho que em breve estará disponível para visualização e download no portal do NUAGRÁRIO.

Produções do NUAGRÁRIO já estão disponíveis online

03/04/2013 20:27

Por: Ricardo Santos de Almeida.

 

Já encontram-se disponíveis para visualização as produções relacionadas à linhas e projetos de pesquisa desenvolvidos por pesquisadores do NUAGRÁRIO.

Basta acessar o link: http://www.nuagrario.com/linhaseprojetosdepesquisa/ escolher a opção de linha ou projeto de pesquisa e ter acesso aos resumos e artigos publicados.

O agrupamento de dados foi realizado pelos responsáveis pelo portal: Cirlene Jeane Santos e Santos e Ricardo Santos de Almeida e é resposta de nossos estudos sobre/para a sociedade.

<< 2 | 3 | 4 | 5 | 6 >>