Pesquisa desenvolvida por pesquisadores do LEADT é destaque em jornal impresso e online

27/12/2011 16:35

Por: Ricardo Santos de Almeida.

 

PRAZAD@S,

 

Com prazer informamos que uma das pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais [LEADT/IGDEMA/UFAL] está nas páginas do Jornal Primeira Edição versões impresso e on line (ver pelo link: http://primeiraedicao.com.br/edicao-impressa/281/decreto-da-ale-afronta-lei-federal-e-tenta-desmoralizar-poder-judiciario) – Alagoas, 26 de dezembro de 2011 a 1 de janeiro de 2012 [Caderno B, páginas 1 e 2].

A matéria expõe a Pesquisa TERRITORIALIZAÇÃO, VIOLÊNCIA E PODER: a ação das duas maiores torcidas organizadas na cidade de Maceió/Alagoas, desenvolvida pelos alunos do curso de Bacharelado em Geografia Herbeth Vieira dos Santos e Wellinson de Oliveira Lima, com a orientação da Profa. Dra. Cirlene Jeane Santos e Santos.

O trabalho abordado tem como objetivo principal trazer para a Geografia a espacialização das torcidas organizadas de futebol na cidade de Maceió; destacando a forma como tais sujeitos se apropriam do espaço urbano transformado os trajetos em dias de jogos, em territórios, através de relações de poder consolidadas pela violência, mudando as regras citadinas cotidianas e instaurando outra ordem devido às alterações de ânimos, nas ruas, bares, campos etc.

Em anexo seguem as duas partes, em um único arquivo, da reportagem do jornal Primeira Edição.

 

 

"A Geografia deve servir à sociedade, logo, ao Povo."

Pesquisadores do Laboratório de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais

Maceió, 27 de dezembro de 2011.